(11) 3123-3900

(11) 98765-4321

R. Mato Grosso, 306 - cj.301 - Higienópolis - São Paulo - SP

Notícias

Conheça a função dos chamados Quelantes de Fósforo

O que são quelantes de fósforo?

Com na Doença Renal Crônica, os rins vão, aos poucos, perdendo suas funções, muitas substâncias  acabam se acumulando no sangue, como o fósforo, um mineral encontrado principalmente em alimentos protéicos como carnes, ovos, leite e seus substitutos. Juntamente com o cálcio, ele promove a saúde dos ossos e dentes, por exemplo. No entanto, seu excesso no sangue pode causar coceiras, dores e fraqueza óssea, endurecimento dos vasos sanguíneos, do coração e pulmão. Ele também pode se depositar nas articulações levando a dificuldade dos movimentos.

Para auxiliar o paciente renal na diminuição do excesso de fósforo no organismo, os médicos prescrevem os remédios chamados de Quelantes de Fósforo. No estômago e no intestino, esses quelantes se grudam no fósforo dos alimentos. Assim, a substância é eliminada nas fezes, junto com o quelante, sem ir para o sangue.

Os quelantes de fósforo devem ser tomados nas refeições e nos lanches ou, no máximo, até trinta minutos depois. Se ingeridos com o estômago vazio, não vão ter muito efeito.
A dose do quelante varia muito. Depende da quantidade de fósforo na refeição ou no lanche. De maneira geral, refeições maiores precisam de uma dose maior.
O nutricionista e o médico do paciente podem identificar a quantidade de fósforo em suas refeições e assim ajustar a dose.

IMPORTANTE: quando comer fora, o paciente não deve se esquecer de levar o quelante.


Saiba mais aqui
 
« Voltar